Que a filha de Will Smith, Willow Smith, de apenas 10 anos, é uma graça, ninguém tem dúvida. Agora ela mostra também que é uma artista promissora na melhor estreia da semana, o videoclipe "21st Century Girl". A direção é do norte-americano Rich Lee, conhecido por produções como "Chasing Pirates" (2009), da Norah Jones, e "The Time" (2010), do Black Eyed Peas.
O videoclipe, que não é inovador, nem tão criativo assim, tem os primeiros minutos sem música, apenas com os ruídos ambientes, de uma senhora que faz uma magia num ambiente totalmente deserto e consegue tirar de dentro da terra a cantora Willow Smith, que aparece toda coberta com um pano dourado. A canção, que certamente agradará as crianças e pré-adolescentes atuais, só começa quando ela apanha um punhado de terra e tranforma numa borboleta!
Os primeiros minutos podem até enganar que se trata de mais um videoclipe de dança, bastante semelhante ao primeiro videoclipe estrelado por Willow Smith, "Whip My Hair" (2010), dirigido por Ray Kay, e que não possui nada de tão especial, além de uma montagem bem caprichada. Porém, cá entre nós, o diretor brasileiro Johnny Araújo já fez algo bem melhor em "Loadeando" (2004), que Marcelo D2 canta com o filho Stephan. A cantora aparece dançando freneticamente na companhia de outras crianças e adultos, chacoalhando os cabelos e colorindo diferentes ambientes.
"21st Century Girl" surpreende, como um delicioso filme infanto-juvenil que costuma passar a tarde na televisão aberta, quando várias crianças fantasiadas e lideradas por Willow começam a arrancar desde bicicletas e outros objetos do fundo da terra até prédios inteiros, reconstruindo uma metrópole. Claro que é tudo muito falso, mas quem precisa de realidade? Só é desnecessária a cena em que a cantora arranca guitarra vermelha de dentro da terra e começa a tocá-la no deserto, lembrando velhos videoclipes metaleiros da década de 1980. No final, retorna a mesma borboleta do início do videoclipe, saindo das mãos de uma garotinha bem mais nova que Willow, completando o ciclo de reconstrução.